Notícias

Notícia

Contador e administrador um olhar para as tendências do futuro

“Ao término de 2022, devemos elaborar nosso PDCA com análise SWOT, considerando as tendências tecnológicas do nosso futuro, pois nossa sustentabilidade e continuidade depende de nós.”

Introdução

O mundo está mudando rapidamente, os fatos e acontecimentos que estamos vivenciando nos forçam a refletir sobre a velocidade da ocorrências dessas inovações e exige maior conhecimento, qualificação e capacitação profissional.

A Nova Ordem Mundial, a situação da Economia global, Recessão Econômica, Taxa de Juros e Inflação elevadas, a oscilação e volatilidade das ações negociadas na Bolsa de Valores, o ágio e resultados positivos em decomposição, Desemprego, Miséria, Pobreza, Fome, Insuficiência Alimentar, Inadimplência, os conflitos bélicos, demonstram que o futuro está mudando rapidamente.

A necessidade de obter uma melhor Educação de Qualidade, que possibilite uma sobrevivência dos profissionais mais acentuada, tais como: Aprender linguagem de computação, entender da Inteligência Artificial, Velocidade 5G, Metaverso, Computação Quântica e conhecimento de outros idiomas, elevar o CONHECIMENTO, para obtenção de Capital e de Poder.

O grande ensinamento da CHINA nos fala que o CAPITAL e o PODER são consequências do CONHECIMENTO de uma INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, eis uma verdade incontestável.

Brasil um país com futuro

O Brasil sendo um país continental, maior país da América Latina, com riquezas naturais e minerais, terras férteis, produtor e exportador de proteínas animais e vegetais, considerado o celeiro do mundo, com aquífero de água potável, possuindo um região Amazônica com tesouros ainda por explorar, uma população aproximada de 217 milhões de pessoas, precisa de know how e expertise para transformar essas riquezas em gorduras econômicas, que possa reduzir as desigualdades sociais, a pobreza, a fome, a insuficiência alimentar, e a inadimplência.

O Brasil precisa de líderes que possam entender suas potencialidades, e busquem países com Capital e Inovações Tecnológicas que possam transformar citadas potencialidades em dividendos sociais, em que todos possam participar.

Enquanto tivermos discutindo Orçamento Secreto, Sigilo de 100 anos, Políticos que nada representam, SISTEMA DEMOCRATICO DECADENTE, estamos sob RISCO de idiotização de parte dessa Nação.

O exemplo mais inteligente e racional que devemos seguir, é o da CHINA, com sua educação de qualidade, sua inovação tecnológica, sua determinação, e precisamos entender que essa pulverização de Partidos Políticos e de Políticos sem valores e princípios, sem personalidade e com má formação de caráter, é um grande MAL que nos distancia de um céu de brigadeiro.

Hoje, é mais importante a SOBREVIVÊNCIA de toda a Pirâmide Social, que a busca de um SISTEMA POLÍTICO.

Contador e administrador

O Brasil precisa de profissionais que possam gerir os recursos, materiais, pessoal, financeiros, de modalidade inteligente com foco e determinação, e em consonância um outro profissional que possa controlar, registra, e mensurar tais números de modalidade interpretativa e consultiva que agregue valor a gestão empresarial.

Utilizando uma tecnologia de ponta, com conhecimentos complementares, tais profissionais, precisam entender que se faz necessário uma mudança RADICAL em sua formação e nos exercício de seu labor.

O ADMINISTRADOR precisa entender que a gestão racional dos recursos, materiais, pessoal e financeiro, embasado num planejamento estratégico, deve gerar resultados positivos diante desse novo cenário, e o CONTADOR precisa de informar e sugerir ações corretivas com base num demonstrativo contábil e financeiro elaborado com princípios, licitudes, oferecendo análise que possa agregar valor à gestão.

Nesse atual cenário o uso de outros CONHECIMENTO se faz necessário desde as inovações tecnológicas e de idiomas, pois a inteligência artificial deverá oferecer melhor condição e assertiva.

Os atuais sistema, e aplicativos utilizados precisam ser atualizados, com o uso da Inteligência Artificial, Velocidade 5G, e o Metaverso, todo o sistema de informação e dados devem estar uniformizados e com foco nos resultados positivos.

O mundo precisa de INFORMAÇÕES céleres, vorazes, transparente e com controle interno, e nesse cenário O CONTADOR tem função essencial, pois muitos administradores, gestores, empresários, banqueiros, investidores e governantes.

Alguns acontecimentos que nos afetaram, merecem uma reflexão, a supervalorização de atletas do futebol, o endeusamento de MITOS, sem sabermos o real significado dessa palavra, os resultados reais decepcionantes, pois o mundo nos mostra que o RACIONAL deve ser o maio foco.

O Controller, Auditor, Perito, Analista Fiscal, Assessor, Consultor, Analista de Dados, devem afetar a profissão de CONTADOR, já que o mecanicismo de atividades repetitivas podem ser elaboradas pelo sistema, através de um software.

Tendências do futuro

Segundo a Revista FORBES, a tendência do futuro após 2022, está configurado nos aspectos abaixo relacionados:

a) Computação Onipresente;

b) Tudo conectado e inteligente;

c) A “dataficação” do nosso mundo;

d) Inteligência Artificial;

e) Realidade Estendida;

f) Confiança Digital;

g) Impressão 3 e 4D;

h) Seletividade na edição de genes e biologia sintética;

i) Nanotecnologia e ciência do Metaverso;

j) Novas Soluções Energéticas.

Segundo publicado no CHINA STANDARD 2035, a CHINA tem um foco e tendência mais focada, tais como:

a) Promover produtos fabricados pela China de alta tecnologia;

b) Produtos com maior valor agregado e tecnológico;

c) INVESTIR EM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE ANTENADA COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL;

d) Aplicação de Capital na busca de um conceito de RESULTADO não somente de ágio.

e) INVESTIR EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.

f) Entender que a ECONOMIA é resultado racional do CAPITAL e INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.

Conclusão

O CONTADOR e ADMINISTRADOR precisam entender que a tendência do futuro está diretamente ligada as inovações tecnológicas, com o conhecimento do uso da inteligência artificial, velocidade 5G e Metaverso, e essa tendência deve afetar seriamente o futuro de diversas profissões.

O retorno a academia, universidade, instituto de educação, deve acontecer com naturalidade, o futuro e o tempo devem ser analisados sob todos os aspectos.

No caso especifico do CONTADOR, as atividades mecânicas, de atendimento as obrigações fiscais, tributárias, trabalhistas, sociais. Previdenciárias, a alimentação do SPED FISCAL, E-SOCIAL, e SPED CONTABIL, obedecer a vigência das obrigações, utilização do PIX, parcelamento de obrigações, constituição, alteração, baixa de empresas, certidões, pagamentos e liquidação de obrigações, e demais fatos, SÃO ATIVIDADES MECANICAS com possível substituição.

ESTAMOS convictos que a busca de melhor capacitação e qualificação profissional deve afetar todas as profissões, e o tempo e suas ações e atitudes são importantes nesse momento atual.