Notícias

Notícia

5 ferramentas úteis para profissionais de contabilidade

A contabilidade é um setor essencial para toda organização, independentemente do porte ou área de atuação.

A contabilidade é um setor essencial para toda organização, independentemente do porte ou área de atuação. Sem os trabalhos importantes realizados pelos profissionais contabilistas, empresas teriam grande dificuldade para se manter em dia com as obrigações tributárias.

Considerando essa realidade, podemos nos aprofundar em algumas questões. Segundo pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), quase 80% dos empresários buscam e valorizam serviços de contabilidade mais ágeis.

Para os profissionais da contabilidade, essa qualidade, essencial para a retenção de clientes, só é possível de ser alcançada adequadamente com o uso de ferramentas que possibilitam a automação e/ou facilitação dos trabalhos cotidianos de um escritório ou contador autônomo.

5 ferramentas para contabilidade

Baseado na introdução desse texto, eu selecionei as 5 principais ferramentas que podem ser usadas por profissionais de contabilidade, com o objetivo de agilizar e/ou facilitar suas atividades. As funções das ferramentas são múltiplas e atendem diferentes necessidades.

1 – Wondershare Recoverit

O Wondershare Recoverit é um software para computadores que restaura dados essenciais corrompidos ou deletados. No âmbito da contabilidade, o seu uso pode poupar o desperdício de tempo e dinheiro, ao recuperar arquivos e informações importantes de um trabalho.

2 – Trello

O Trello é um programa de gerenciamento de projetos útil para os mais diferentes tipos de empresas, o que inclui os escritórios de contabilidade. Através dele, é possível organizar tarefas, compartilhar listas e acompanhar o progresso de todas as atividades contabilísticas.

3 – Slack

O Slack é um programa de mensagens instantâneas desenvolvido com o foco em empresas. É possível realizar chamadas de voz e chamadas de vídeo ou mesmo enviar mensagens de texto, bem como compartilhar arquivos das mais variadas extensões, como planilhas e notas.

4 – Zoom

Reuniões com clientes são essenciais para qualquer profissional de contabilidade. Na maioria dos casos, serviços contabilísticos são prestados à distância, o que coloca o programa Zoom, focado em chamadas de vídeo, uma boa ferramenta para reuniões e demais atendimentos.

5 – Google Sheets

Programas de planilhas eletrônicas são o arroz com feijão da contabilidade, de modo que a sua presença é certa nos computadores de qualquer profissional da área. Dentre as opções disponíveis, o Google Sheets sai na frente, graças às suas funcionalidades e performance.

Como o Wondershare Recoverit pode ser útil para profissionais de contabilidade?

Dentre as ferramentas para profissionais de contabilidade mencionadas no tópico anterior, vale dar uma atenção especial ao Wondershare Recoverit. Embora de imediato ele pareça somente um programa para recuperar fotos, isso está longe de ser tudo o que pode fazer.

Como mencionado antes, o Wondershare Recoverit permite a recuperação de arquivos apagados, perdidos, formatados ou corrompidos no computador. A compatibilidade do programa inclui mais de 1000 extensões de arquivos, dentre diferentes tipos de mídias.

As possibilidades do Recoverit são especialmente úteis para os profissionais da contabilidade quando consideramos o tempo despendido nas atividades. Um determinado trabalho pode levar dias para ser concluído, o que torna devastadora a ideia de ter esse esforço perdido.

É interessante notar também que a utilidade do Recoverit vai além de simplesmente as atividades contabilísticas. Um escritório que fornece outros serviços irá se beneficiar do programa em todos os níveis, considerando a sua flexibilidade em recuperar fotos perdidas de forma simples e eficaz.

Como recuperar arquivos de contabilidade com o Recoverit?

Compreendida a utilidade do Wondershare Recoverit para os profissionais e escritórios de contabilidade, o próximo passo é saber como fazer uso do programa. Felizmente, o software tem uma execução extremamente simples, mesmo para pessoas sem experiência prévia.

O primeiro passo é fazer o download no site oficial do programa. De cara, o usuário vai perceber que o software está disponível em duas versões, de acordo com o sistema operacional da sua máquina. O Recoverit é compatível com sistemas Windows e macOS.

Feito o download, basta seguir os passos de instalação do programa. Essa etapa não leva mais do que alguns segundos, dependendo da velocidade da sua internet e da potência do computador onde o Recoverit será executado. Ao final do processo, basta abrir o programa.

Na tela inicial do Recoverit, o usuário deverá selecionar um local para iniciar a recuperação, dentre as opções de disco local ou dispositivos externos, caso esses estejam conectados ao computador. O “acesso rápido” também permite encontrar pastas com maior agilidade.

Supondo que seus arquivos de contabilidade tenham sido perdidos dos “Meus Documentos”, por exemplo, tudo o que você precisa é encontrar a pasta no programa. Basta clicar no ícone “Pastas”, selecionar “Meus Documentos” e apertar “ok”. A varredura começará em seguida.

Essa última etapa do processo pode demorar alguns minutos, a depender da quantidade de arquivos apagados, perdidos formatados ou corrompidos que o Recoverit vai encontrar na pasta em questão. Quanto mais específica a varredura, menor será o tempo dessa etapa.

E é só isso! Depois de alguns minutos, o Recoverit irá apresentar uma lista com todos os arquivos encontrados pelo programa, incluindo aqueles importantes relacionados aos trabalhos dos profissionais de contabilidade. A partir daí, a recuperação é imediata!