Notícias

Notícia

Profissionais estão em buscar de outros fatores além do salário

Há alguns anos, os profissionais buscavam um bom salário e uma longa carreira na empresa, porém, hoje isso não basta.

O perfil dos profissionais mudou muitos nos últimos anos, principalmente por conta da pandemia. Para especialistas de RH das empresas Juntos Somos Mais, Conta Azul e Intelligenza IT, colaboradores buscam qualidade de vida além da remuneração.
publicidade


Profissionais estão em buscar de outros fatores além do salário
Há alguns anos, os profissionais buscavam um bom salário e uma longa carreira na empresa, porém, hoje isso não basta. Atualmente vemos uma mudança, impactada por gerações que buscam benefícios diferenciados e que possibilitem, sobretudo, qualidade de vida.

Levantamento feito pela Robert Half neste ano, aponta que 39% dos brasileiros trocariam de emprego para ter a opção de trabalhar remotamente.

Mudança nos objetivos dos profissionais
“A pandemia mudou as expectativas dos colaboradores em relação aos empregadores e, nessa nova era, o salário não é a única moeda de troca. É necessário trabalhar com flexibilidade, autonomia e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. As pessoas buscam empresas que se preocupam com o bem-estar e que apliquem esse cuidado em seus artefatos culturais. Vivemos uma era em que a humanização é fundamental para atrair e reter profissionais“, explica Bruna Segatto, Head de People da Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre, considerada o maior ecossistema do Brasil de soluções para o varejo da construção civil.

E completa. “Quando a empresa opta pelo trabalho remoto, é necessário avaliar os benefícios que apoiem esse modelo, tais como auxílio home office, que subsidia parte dos eventuais custos que o colaborador tem para trabalhar de casa, e o auxílio ergonomia para apoiar na aquisição de itens que tragam conforto e qualidade de trabalho ao colaborador”.

Com foco na qualidade de vida, outros benefícios como academia, parceria com empresas ou plataformas de saúde mental e sessões de mindfulness ou outros tipos de terapia e meditação podem ser muito benéficos para os colaboradores.

“É a partir do básico, do essencial na forma com que nos relacionamos e nos comunicamos, nos detalhes do dia a dia que seremos capazes de gerar grandes impactos e mudanças transformacionais da micro-sociedade para a macro. A nossa cultura é reconhecida como uma referência em gestão de pessoas, porque mesmo trabalhando duro, valorizamos e incentivamos que as relações sejam próximas, respeitosas e transparentes contribuindo para um ambiente leve e saudável. Esse olhar e forma de atuar corroboram para o aumento do senso de pertencimento das pessoas que naturalmente se traduz no nosso sucesso”, explica Karin Ramos, diretora de Recursos Humanos da Conta Azul.

A empresa, por exemplo, oferece para seus colaboradores a opção de trabalhar em casa ou não, benefícios como auxílio home office, licença maternidade e paternidade estendida e o aplicativo Pulpa, que ajuda o colaborador a poupar dinheiro para o futuro das crianças de seu convívio.

Além de todos os benefícios citados acima, é recomendado que as empresas não deixem de lado outras opções já conhecidas pelos trabalhadores.

“Além da remuneração, benefícios como seguro de vida, seguro odontológico, plano de saúde e vale-refeição e/ou alimentação sempre são buscados por boa parte dos profissionais e não podem ser deixados de lado. Além da licença-maternidade, que é prevista por lei, outro ponto importante que pode ser incorporado às empresas é a licença parental, válida para casos de adoção ou guarda judicial e também para casais LGBTQIAP+, como já praticamos aqui na Juntos Somos Mais. Vemos como isso faz diferença no dia a dia do colaborador, fortalecendo sua identidade e deixando-o cada vez mais próximo de nossa empresa, se sentindo parte crucial dela”, comenta Bruna.

“Tal qual o mercado que vive intensas transformações e adaptações, as organizações precisam estar atentas e atuar nos ajustes diante das mudanças de expectativas das pessoas sobre como elas se relacionam e qual montante da sua vida destinam para trabalho/carreira. O olhar holístico para o ser humano é um diferencial organizacional que impacta positivamente todos os envolvidos num jogo de ganha-ganha”, destaca Karin.

Para finalizar, Francisco Pereira, Diretor de RH da Intelligenza IT, destaca a visão do mercado acerca dos diferentes benefícios disponibilizados pelas empresas atualmente com foco na jornada profissional de cada colaborador.

“Os profissionais estão cada vez mais em busca de qualidade de vida no ambiente corporativo, com foco em bem estar e na valorização de benefícios flexíveis como o home office, convênios com instituições de ensino, e outros que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional do time como um todo”, finaliza Pereira.

Saiba mais | Juntos Somos Mais
O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento. Desde o início, a proposta era desenvolver varejistas e profissionais, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios.

Contando com as sócias Gerdau e Tigre, o programa Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente.

Um ecossistema que tem como propósito fortalecer o varejo da construção civil, desenvolvendo e qualificando varejistas e os profissionais de obra.

A Conta Azul, fundada em 2012, oferece soluções de gestão financeira para pequenas e médias empresas. A empresa foi a primeira startup brasileira selecionada pela 500Startups, um dos principais programas de aceleração de negócios no Vale do Silício.

A Conta Azul deu origem à nova geração de ERPs para empreendedores que desejam elevar a cultura financeira e escalar seus negócios, criando um poderoso ecossistema que transforma a relação das empresas com seus contadores e com o banco.

Sobre a Intelligenza IT
A Intelligenza IT é uma empresa especializada em consultoria e tecnologia SAP para RH com atendimento personalizado e foco real no gerenciamento da parte mais importante de uma organização: as pessoas.

O estilo de atuação da Intelligenza IT a posicionou como a principal consultoria de tecnologias para RH do Brasil, que acumula casos de sucesso desde a sua fundação, em 2008.