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O que é microlearning?

Descubra como conteúdos curtos podem engajar muito mais os funcionários

Você certamente já aprendeu alguma coisa nova ouvindo um podcast ou até mesmo em um vídeo nas redes sociais. Sem saber, você teve acesso ao chamado microlearning (em português, microaprendizado).

Essa tendência tem ganhado bastante espaço nas corporações, que nela enxergam a possibilidade de ensinar a seus funcionários conteúdos específicos através de pequenas "pílulas" (de dois a sete minutos), sendo estas em vídeos, áudios ou até mesmo animações.

Conheça os pontos principais da prática de microlearning e saiba por que você deve considerá-la:

Nada de aulas grandes

O objetivo desse sistema é otimizar o processo de aprendizagem, engajando e motivando os colaboradores, de forma rápida e adaptada à rotina do profissional, uma vez que o tempo disponível e a dinâmica do trabalho nem sempre condizem com uma educação formal e com longos períodos.

Além disso, entende-se que há uma dificuldade em se concentrar numa determinada atividade por muito tempo. É por isso que, em cursos de longa duração, é recomendado fazer pausas e intervalos entre um conteúdo e outro, o que não é necessário com o microlearning.

Pesquisas recentes confirmam que as pessoas realmente retêm mais facilmente as informações quando utilizam esse formato - que, quando unido aos conceitos de gamificação numa única plataforma, proporciona um engajamento ainda maior.

Essa metodologia acredita que o segredo está na qualidade e não na quantidade, e se alinha às tecnologias para transmitir conhecimento.

Aliado dos celulares

Segundo o estudo KPCB Internet Trends 2015 – Code Conference, 91% das pessoas consultam seu smartphone na busca por ideias enquanto concluem uma tarefa, então faz todo o sentido utilizar o celular para se instruir também.

O Mobile Learning é um meio de aprendizado em múltiplos canais, por meio de interações sociais e de conteúdo, usando celulares e tablets, e já faz parte das organizações que estão olhando para o futuro e para a sustentabilidade de seus negócios.

Adequado para os dias de hoje

No ambiente corporativo, a ideia do microlearning está relacionada ao aprendizado "just-in-time", algo disponível sob demanda e que pode ser acessado a qualquer momento.

Combinando esses recursos, a organização poderá implementar um esquema de trabalho baseado em Activity Based Working (ABW), no qual os funcionários realizam tarefas em uma variedade de espaços flexíveis e ambientes apropriados para as atividades, muitas vezes no próprio local de trabalho ou em outros lugares. Isso, com certeza, tem tudo a ver com a adoção do home office e do modelo híbrido que veio para ficar com a pandemia do novo coronavírus.

Custos

O microlearning também oferece outra vantagem: o baixo custo de produção. O valor da elaboração desses conteúdos é menor e ela pode ser feita em etapas, além de apresentar maior facilidade para atualização de forma rápida.

Para implementar o método na sua empresa, é necessário considerar as áreas em que você e seus funcionários podem se aperfeiçoar e, então, fazer uma pesquisa para identificar quais tipos de cursos atendem melhor às suas demandas.